quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estresse / Hobby

Olá Pessoal! Tudo bem? Como estão?

Sabem, à dias atrás, quando iniciei a ideia do Blog, um dia meu esposo me disse: "Nossa, mais e você vai ter o que escrever todos os dias?"

Confesso que eu respondi a ele que sim, mas depois me peguei pensando se ele não poderia estar certo e se de fato não seria muuuito difícil arrumar tema para todos os dias...

Hoje, posso de fato respondê-lo! SIIIIIMMM eu tenho encontrado assunto para todos os dias! E o que queria dividir com vocês hoje, é o quanto isto tem me feito bem! Na verdade tenho um misto de um milhão de pensamentos para expor no dia de hoje, mas, como sabem eu venho tentando me conter! Então vou tentar sintetizar tudo para que não fiquem com "meia bíblia" para ler...rs

Há alguns dias, eu vinha sofrendo muito com estresse... E este é um assunto bem complexo e delicado, não vou me aprofundar muito, mas convido aos que tiverem interesse, para lerem este artigo que eu achei extremamente didático e muito interessante sobre o assunto.

Segundo Hans Selye, médico Canadense, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar"... E para mim, esta é de fato a mais real e sintática definição de estresse. Sofremos com aquilo que nós mesmos nos criamos.

Ao contrário do que muitos pensam, o estresse não se manifesta apenas e somente, na forma de "chilique e explosão". Como o dicionário nos diz, estresse é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar o equilíbrio". 

Sendo assim, às vezes, o "surto" em si, já é o grito de desespero do organismo, pois interiormente, muito já houve e foi afetado...
E como eu vinha dizendo, sou do tipo de pessoa que quer abraçar tudo, resolver tudo e despenca sozinha se algo da errado... Com isso, sofro muito e de diversas formas devido ao estresse... Apesar de ter aberto mão do meu trabalho após o nascimento do meu filho, eu não me acomodei apenas com a ideia de cuida-lo. Eu adotei a ideia de que precisava ser "perfeita"... Meu filho e casa e todas as minhas responsabilidades precisavam estar bem cuidados e resolvidos e ainda precisava de um tempo para mim... Conclusão, não dei conta de tudo, não me encontrava, além das mamadas noturnas não durmo devido a insônia, e esta por sua vez é só mais um dos sintomas que por ai surgem...
De todos os problemas que tenho e sempre tive devido ao estresse, as crises gástricas certamente são às piores... E nos últimos tempos, várias outras crises vinham me acompanhando, entre elas, como vocês puderam notar... (o que você não notou!?rs  Acha que eu gravei os últimos vídeos de óculos por causa do que!?rs) Uma manchinha no olho, na região da olheira, que se estou bem simplesmente não existe, mas conforme o nível do meu estresse, pior e pior e pior ela fica! E já estava numa situação completamente absurda! Meu corpo estava gritando desesperado que algo precisava ser feito e eu necessitava ouvi-lo! E nesta última semana que passou, foi mais ou menos o que fiz, dediquei grande parte dos meus dias a simplesmente estar com meu filho e cuidar do blog e os vídeos, que foram as duas coisas que mais me fizeram bem nestes últimos tempos. Além de me entregar na escrita e de estar descobrindo um mundo super bacana com os vídeos. Esta atividade meio que me obriga a parar em algum momento do dia e fazer algo meu! Pensar em mim! E isto tem me feito muito bem! 
Resolvi dividir tudo isto com vocês, porque hoje ao levantar, observei uma ligeira melhora no meu olho! Eeeeeeeeeeeeee Ainda não está 100%... Mas esta tendendo a melhorar bem!

Enfim, trouxe estas informações para vocês, afim de alertar que  o estresse tem várias fases, que cada uma delas tem sintomas variados, e que é interessante que você possa se observar e ouvir seu organismo... Pois de repente, quando você "achar" que esta tendo uma crise de estresse, na verdade poderá já é estar no ápice dela...
Os sintomas e consequências são inúmeros, particularmente posso citar à vocês, insônia, desmaios, arritmias, crise gástrica, dores abdominais, dores de cabeça alteração hormonal (hora choro, hora irritabilidade).

Parece muito óbvio... Mas a atividade física é a melhor forma de se libertar em muitos momentos. E vale lembrar que a alimentação saudável contribui muito para que vários dos sintomas sejam aliviados. Mas, se você, assim como eu, está em uma fase muito corrida da vida e a atividade não é uma opção... Descubra algo que te faça "desaparecer" do mundo por alguns minutos e focar em você e no seu prazer pessoal. Em pouco tempo você notará a sensação de paz e liberdade que irá voltar a se instalar!

Há, e tente ter sempre o discernimento de perceber o que às pessoas ao seu redor estão dizendo à seu respeito. Eles podem te ajudar a ver o que você não esta percebendo... Peça ajuda... Se permita!

Desejo a todos uma vida um pouco mais desregrada, menos atarefada e um pouco mais lenta!  
Aproveitem o fim de semana que se aproxima!
Sorria!
Um Beijo,


Elaine Daher

4 comentários:

  1. Oi Elaine!

    Olha nisso os homens ganham da gente rsrsrsrs eles são mais despojados, não se preocupam se a casa está suja, se tem louça na pia, se está cheio de roupa pra lavar rsrsrsrs isso não incomoda eles, mas ah com a maioria das mulheres não é bem assim agente se cobra o tempo todo acha que tudo tem que estar em perfeita ordem e as vezes com tantas coisas pra se fazer não é bem assim né.
    Aqui em casa eu tenho porcelanato no chão e junta um pó que tu não tem noção eu limpo todos os dias de manhã e de tarde tu já enxerga uma camada de pó em cima dele daí as vezes eu não aguento vou lá e varro a casa...
    Como limpo o chão todos os dias inclusive sábado e domingo as vezes meu marido dá chilique comigo, ele diz pô nem no final de semana dá pra ficar sem limpar a casa, mas eu não consigo ver a sujeira e não fazer nada!
    Daí fico pensando será que to ficando neurótica com isso? Mas e daí chega alguém na tua casa e tá tudo sujo, não sei não me sinto bem com isso.
    Por isso acho que agente tem que ir levando as coisas na medida do possível cuidando do que agente acha necessário mas nunca se esquecendo de cuidar da gente! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana! Tudo bem?
    Ai menina... tão bom encontrar alguém que me entende...rs
    Sou exatamente assim e por isso ando em extrema crise... Quero tudo impecável e com bebê pequeno... Não tem jeito! Meu filho ainda é um verdadeiro grude! Então se ele está acordado é completamente sem condições mesmo de fazer algo! Fico me descabelando! Esta muito difícil entender que durante grande parte do dia preciso ver tudo "virado" e não fazer nada, para me dedicar à ele o quanto me exige...
    Meu esposo também é super relax com essas coisas, às vezes ele chega e eu to surtada porque td que consegui fazer no dia foi lavar a louça! Ai ele também vem com o discurso de que tenho que ficar tranquila, que ele não me cobra nada e tal... Mas como é difícil né!
    Volte mais vezes!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine, eu estou muito estressada ultimamente! Tá difícil, viu?!
    To ganhando muita dor de cabeça, na nuca.. me sinto tensa! O namorido até faz massagem às vezes pra aliviar, passa e volta.
    Isso eu sei que é por causa da rotina do trabalho + faculdade + construção da casa.
    Cansa! Não vejo a hora deste semestre acabar! haha
    Mas é bom escrever né?! Nos ajuda!
    Eu não tenho nem tempo pra escrever todos os dias, mas gostaria. =/

    Um suuuper beijo, te cuida!
    moraradois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!
    É exatamente isso, vamos incluindo tantas coisas em nossa vida que quando nos damos conta, a única coisa que não há mais é vida... :/
    Apesar de toda a minha correria, fiz do blog minha "prioridade" e distração... Sem ele, estava priorizando tudo e esquecendo de mim, e realmente estava tendo sérias consequências... Escrever tem me feito bem d+!
    Desejo que suas férias cheguem logo!rs Mas apesar de tudo, curta bastante porque os momentos que está passando agora com a facul e a casa são muito legais e "de repente" já passou!
    Ótimo final de semana!
    Um beijo

    ResponderExcluir